segunda-feira, 29 de maio de 2017

NIETZSCHE E AS INCERTEZAS

Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu ... Frase de Friedrich Nietzsche.   "O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (29) que o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff deixou uma cicatriz na sociedade brasileira, sendo uma contínua fonte de discordância na população."
“Esse foi o processo que tivemos aqui e que gerou, como qualquer observador atento perceberá, uma sociedade que guarda essa cicatriz e ainda está dividida em torno desse procedimento”, afirmou. 
    Sabe-se que foi uma luta inglória do advogado de defesa Eduardo Cardozo para evitar que a Presidente fosse condenada por crimes de pedaladas fiscais. Nenhum Ministro do STF manifestou-se ao lado do Direito Constitucional para garantir o voto dos brasileiros que clamam por justiça e a batida do martelo foi dada vergonhosamente e condenada a deixar o Palácio para onde fora eleita. Segundo o pensador alemão Friedrich Nietzsche, com um pensamento socrático escreveu "Que jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma..." O pensador faz uma metáfora do contraditório, do refazer  pensamentos, ideologias e diz, que pelo contrário, iria para a fogueira se não defendesse o "direito de mudar de opinião, quantas vezes fosse necessário". Aqui, nas decisões políticas não se trata de opinião, mas de interpretação da nossa Constituição, e diga-se de passagem, na época não serviu de parâmetro, mas agora, parece, que serve. (Consuetudo est optima legum interpres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário