Os cursos d'água e canais franceses são em geral divididos em sete bacias que abundam e foram nivelados por eclusas, assim a navegação é possível, além de gerar empregos com turismo.
- "A bacia Oeste inclui o rio Loire, os canais bretões e a bacia do rio Maine (Mayenne e Sarthe). Ela atravessa toda a península do Armor e liga o Loire de Nantes a Brest.
- A bacia Sudoeste compreende os canais do Marais Poitevin, o rio Dordogne e seus afluentes (como o Vézère), o rio Garona, o Lot e a malha do Adour. Prazeres da mesa e lugares históricos dizem presente ao encontro.
- A bacia Sudeste atravessa várias regiões - Meio-Dia-Pireneus, Languedoc-Roussillon, Provença-Costa Azul e Ródano-Alpes. A joia desta malha muito frequentada é a segunda parte do canal do Midi, que vai de Toulouse a Sète.
- A bacia do Centro, que atravessa as regiões do Centro, da Borgonha, da Auvérnia, do Franco-Condado, possibilita descobrir matas e cidades pitorescas com uma seleção de escalas, como Sancerre e Auxerre.
- A bacia do Norte, ligada à Bélgica, atravessa as grandes cidades do Norte, como Lille, Arras e Douai. O canal de Saint-Quentin forma o mais longo subterrâneo navegável da França.
- A bacia do Noroeste é a que atrai mais visitantes. Ela inclui o Sena e os canais parisienses (canal Saint-Denis, canal Saint-Martin."
- Pesquisa: Website oficial da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário