"Memória ...Através delas daremos livros, livros a-mão-cheias, a todo o povo. O livro, bem sabemos, é o tijolo com que se constrói o espírito. Fazê-lo acessível é multiplicar tanto os herdeiros quanto os enriquecedores do patrimônio literário, científico e humanístico, que é, talvez, o bem maior da cultura humana". Darcy Ribeiro
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
MEXENDO COM LIVROS: UNE CARRAFE D'EAU, S'IL VOUS PLAÎT
MEXENDO COM LIVROS: UNE CARRAFE D'EAU, S'IL VOUS PLAÎT: Estudei língua francesa, e minha professora Eloisa, que morou quatros anos em Lion, nos falava sobre a França, "em francês", ...
UNE CARRAFE D'EAU, S'IL VOUS PLAÎT
Os cursos d'água e canais franceses são em geral divididos em sete bacias que abundam e foram nivelados por eclusas, assim a navegação é possível, além de gerar empregos com turismo.
- "A bacia Oeste inclui o rio Loire, os canais bretões e a bacia do rio Maine (Mayenne e Sarthe). Ela atravessa toda a península do Armor e liga o Loire de Nantes a Brest.
- A bacia Sudoeste compreende os canais do Marais Poitevin, o rio Dordogne e seus afluentes (como o Vézère), o rio Garona, o Lot e a malha do Adour. Prazeres da mesa e lugares históricos dizem presente ao encontro.
- A bacia Sudeste atravessa várias regiões - Meio-Dia-Pireneus, Languedoc-Roussillon, Provença-Costa Azul e Ródano-Alpes. A joia desta malha muito frequentada é a segunda parte do canal do Midi, que vai de Toulouse a Sète.
- A bacia do Centro, que atravessa as regiões do Centro, da Borgonha, da Auvérnia, do Franco-Condado, possibilita descobrir matas e cidades pitorescas com uma seleção de escalas, como Sancerre e Auxerre.
- A bacia do Norte, ligada à Bélgica, atravessa as grandes cidades do Norte, como Lille, Arras e Douai. O canal de Saint-Quentin forma o mais longo subterrâneo navegável da França.
- A bacia do Noroeste é a que atrai mais visitantes. Ela inclui o Sena e os canais parisienses (canal Saint-Denis, canal Saint-Martin."
- Pesquisa: Website oficial da França.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
MEXENDO COM LIVROS: NIGERIANOS PEDEM SOCORRO - I`m nigerian
MEXENDO COM LIVROS: NIGERIANOS PEDEM SOCORRO - I`m nigerian: Chora a França por 12 mortes em Paris por extremistas islâmicos, que gritaram "Vingamos o Profeta", com uma explosão ao Jornal &...
segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
MEXENDO COM LIVROS: NIGERIANOS PEDEM SOCORRO - I`m nigerian
MEXENDO COM LIVROS: NIGERIANOS PEDEM SOCORRO - I`m nigerian: Chora a França por 12 mortes em Paris por extremistas islâmicos, que gritaram "Vingamos o Profeta", com uma explosão ao Jornal &...
NIGERIANOS PEDEM SOCORRO - I`m nigerian
Chora a França por 12 mortes em Paris por extremistas islâmicos, que gritaram "Vingamos o Profeta", com uma explosão ao Jornal "Charlie Hebdo" e franceses indignados proclamam um "Je suis Charlie", ao mundo capitalista. Enquanto baldes de lágrimas caem sobre a sepultura dos mortos, o restante do mundo é esquecido. Na mesma data inicia um massacre na cidade de Baga por muçulmanos que por lá foram chegando, e institucionalizaram a fé profetizada e ironizada lá na França. Este massacre que já se contabiliza aproximadamente 2.000 nigerianos neste período de cinco dias, me fez lembrar a fábula do "Lobo e cordeiro" de Esopo: "Se não podemos por as mãos em franceses ou ingleses, um dia, os nigerianos tiveram esta descendência e assim vamos matá-los da mesma forma que já estamos acostumados aqui onde a noticía não entra e não sai." Enquanto manifestações apoiam os parentes das vítimas do jornal, o mundo desconhece o número de mortos e não derrama lágrimas pelos nigerianos.
Assinar:
Postagens (Atom)