segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

UNE CARRAFE D'EAU, S'IL VOUS PLAÎT

Cj. Jarra e Copos p/ Água Country Bohemia - 7 peças Estudei língua francesa, e minha professora Eloisa, que morou quatros anos em Lion, nos falava sobre a França, "em francês", assim perdi muita coisa. Éramos apenas três alunas, as demais optaram pelo inglês, na faculdade de Letras, sendo que uma delas era irmã da nossa mestra  e falava muito bem o idioma. Eu apanhava! Sempre que surge algum documentário sobre a França, eu ganho alguns minutos de mais conhecimentos sobre este povo. Tínhamos um programa aqui na TV de Porto Alegre, chamado "Viajando com a Guaíba" e o apresentador era Ernani Behs, que depois encontrei em Torres e disse ser assídua daquele programa. Ernani falava sobre uma eclusa em Bom Retiro do Sul, no rio Taquari. Num domingo partimos meu filho e eu a procura da tal obra de engenharia, já que eu havia esquecido o nome do município, fomos pedir informações em Estrela. Aprendi com Ernani sobre o aproveitamento dos rios, como via de navegação e nós tínhamos uma bem perto, para ser visitada. A França soube muito bem aproveitar as veias que cortam o país e até criar outras. No que diz respeito a água para consumo doméstico, o sistema que abastece Paris é diferente do nosso: a água entra direto dos grandes reservatórios para as torneiras para evitar a contaminação nas caixas residenciais. Não usam o cloro, usam o osônio e os franceses, sem nenhum temor, tomam água das torneiras e tem água gratuíta nos restaurantes. Basta pedir: "Une carrafe d'eau, s'il vous plaît". Une carrafe d'eau, significa uma jarra com água, que será servida pelo garçon. Nunca esquecer o "s'il vous plaît", que poderá ser convertido em desconto no pedido de um café (por gentileza).
Os cursos d'água e canais franceses são em geral divididos em sete bacias que abundam e foram nivelados por eclusas, assim a navegação é possível, além de gerar empregos com turismo.
  • "A bacia Oeste inclui o rio Loire, os canais bretões e a bacia do rio Maine (Mayenne e Sarthe). Ela atravessa toda a península do Armor e liga o Loire de Nantes a Brest.
  • A bacia Sudoeste compreende os canais do Marais Poitevin, o rio Dordogne e seus afluentes (como o Vézère), o rio Garona, o Lot e a malha do Adour. Prazeres da mesa e lugares históricos dizem presente ao encontro.
  • A bacia Sudeste atravessa várias regiões - Meio-Dia-Pireneus, Languedoc-Roussillon, Provença-Costa Azul e Ródano-Alpes. A joia desta malha muito frequentada é a segunda parte do canal do Midi, que vai de Toulouse a Sète.
  • A bacia do Centro, que atravessa as regiões do Centro, da Borgonha, da Auvérnia, do Franco-Condado, possibilita descobrir matas e cidades pitorescas com uma seleção de escalas, como Sancerre e Auxerre.
  • A bacia do Norte, ligada à Bélgica, atravessa as grandes cidades do Norte, como Lille, Arras e Douai. O canal de Saint-Quentin forma o mais longo subterrâneo navegável da França.
  • A bacia do Noroeste é a que atrai mais visitantes. Ela inclui o Sena e os canais parisienses (canal Saint-Denis, canal Saint-Martin."
  • Pesquisa: Website oficial da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário